Posts Recentes

POR QUE TER UMA FAN PAGE?

Antes de tudo, o que é uma “Fan Page”? Embora seja um nome genérico, ele é muito usado para se referir a uma Página criada no Facebook para promover empresas, marcas, produtos, instituições ou organizações, carreiras artísticas, entretenimento e causas ou comunidades.


Mas vamos falar de negócios. Por que ainda é importante marcar presença no Facebook? Por que levar seu negócio para lá? Veja alguns motivos.


Primeiro, porque QUASE DOIS SÉTIMOS DO MUNDO ESTÃO LÁ, ou seja, 1,86 bilhão de pessoas está acessando a plataforma, pelo menos, uma vez ao mês. Isso significa que UM EM CADA DOIS HABITANTES DA TERRA COM ACESSO À INTERNET ESTÁ NA REDE.


Essa informação consta no relatório fiscal do último trimestre de 2016.


Ok. Mas e no Brasil?


SÃO 111 MILHÕES DE BRASILEIROS ATIVOS NA PLATAFORMA POR MÊS!


E o mercado reconhece o peso dessa informação, um dos motivos pelos quais o Facebook foi eleito em 2016 a plataforma mais admirada do mercado brasileiro na 17ª edição do estudo Veículos Mais Admirados, realizado pela Qualibest e TroianoBranding para o Meio & Mensagem. Confira a notícia aqui.


Embora o foco desse texto seja a Fan Page, não podemos nos esquecer de que dentro da “família Facebook”, chamemos assim, temos o Instagram com 600 milhões de pessoas ativas ao redor do mundo. Só no Brasil, são 35 milhões. Mas qual a relação entre Facebook e Instagram?


Bem, a plataforma de anúncios do Facebook é o meio mais utilizado para veicular anúncios também no Instagram. Basta vincular a conta do Instagram da empresa ao Facebook e criar campanhas de anúncios simultaneamente em ambas as mídias. Com isso em mente, muitas empresas têm se posicionado nelas.


Quando falamos de anúncios no Facebook (e/ou Instagram), talvez você se pergunte: dá resultado?


Mais de 4 milhões de anunciantes no mundo todo acreditam no Facebook. O retorno, porém, é consequência de uma estratégia composta. Por isso, mais do que investir no Facebook ou Instagram, é preciso dedicar tempo para desenvolver o Planejamento de Conteúdo para o Ciclo de Vida do Cliente ou Funil de Vendas, sobre o qual já conversamos antes aqui no blog. Este é o papel principal de uma agência digital.


Muitos não têm consciência de que...


...O MARKETING DIGITAL É MAIS DO QUE POSTAR EM MÍDIAS SOCIAIS. ENVOLVE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO!


É preciso antes agregar valor às pessoas para daí conduzi-las gradativamente ao momento de compra. O que está envolvido nisso?


Isso envolve entender que as pessoas se encontram em momentos diferentes no funil de vendas. Muitas, inicialmente, estão procurando apenas informações para resolver um problema ou tirar uma dúvida. Precisam ser nutridas com conteúdo de qualidade. Assim, você tem a oportunidade de mostrar que é autoridade em determinados assuntos, oferecer informações valiosas e construir (não comprar) um mailing para primeiro informar/ajudar essas pessoas.


O QUE ACONTECE, NA MAIORIA DAS VEZES, É QUE as empresas pulam essas etapas para já publicar conteúdo no Facebook. Outra situação é a falta de recursos (por conta da crise ou não) para investir em anúncios, e-books, landing pages e e-mail marketing. Começa-se a publicar conteúdo usufruindo apenas o alcance orgânico (espontâneo / não pago) dessa mídia social, que está cada vez menor.


Pensando nisso, se uma empresa se encontra nessas circunstâncias, vale a pena continuar (ou mesmo começar)? A resposta é SIM.


Embora uma empresa nessa situação não conte com resultados expressivos de venda, ela pode usar o alcance orgânico para fortalecer a sua marca e a relação com seus clientes e potenciais clientes. Quanto mais regular for o conteúdo, maior será o alcance. E quanto melhor for o conteúdo, maior engajamento será gerado, o que impacta também no alcance. Assim, seu negócio ganhará visibilidade, podendo aparecer nos resultados de busca.


A sua Fan Page, inclusive, pode ser usada como um SAC para atender ao público. E se o volume de mensagens crescer expressivamente, hoje existem diversas plataformas pagas de atendimento integradas às mídias sociais, como o Facebook, e a aplicativos como o WhatsApp.


Outro motivo é: já estamos em 2017 e as mídias sociais são um fenômeno mundial. Alguns considerariam embaraçoso sua empresa não ter hoje uma Fan Page ativa e estar envolvido nesse meio. Vou ilustrar.


Qual é a primeira coisa que costuma ser feita em uma reunião de negócios? Troca de cartões, certo? E se nesse momento você não tem cartão? Como fica sua imagem ou credibilidade? Ou se você tem cartão, mas ele não reflete ou não está à altura do nível da sua empresa?


Hoje, um cartão simples apresenta o endereço do site da empresa, um e-mail com o mesmo domínio, que é pago (não é @ Hotmail, Yahoo, Gmail etc.), o número do celular/WhatsApp e... o endereço da Fan Page! Não ter Fan Page hoje já está sendo colocado no mesmo nível de não ter cartão, site ou e-mail comercial.


Assim sendo, e se você não tem uma Fan Page ou se ela não é atraente visualmente nem tem regularidade e qualidade nos conteúdos publicados? Nesse caso, você pode falar com a L2O Social Media!


Teremos prazer em ajudá-lo a posicionar seu negócio tanto no Facebook, quanto nas demais mídias sociais que sejam necessárias.


FALE CONOSCO!


Lucas O. Ornaghi

© 2015 por L2O Social Media | Política de privacidade

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon