Posts Recentes

JÁ OUVIU FALAR DE BUYER PERSONA?


Independentemente de qual seja o seu segmento de negócio, certamente você sabe quem é o seu público-alvo. Porém, é fundamental entender realmente quem são as pessoas que o compõe. Por exemplo, quais são os objetivos delas, seus problemas e objeções de compra? Estes são dados que a descrição de um público-alvo não contempla.


Com isso em mente, a Buyer Persona ou Personagem Comprador é um documento criado para caracterizar seu público-alvo por meio de uma abordagem mais próxima, que não se limita a dados demográficos. Trata-se de uma representação simplificada dos seus clientes feita para identificar de maneira mais precisa a quem deve ser direcionado o seu marketing de conteúdo. Assim, a empresa não perde tempo criando conteúdo para um público que não virará cliente.


É importante saber que este documento não pode ser feito sem embasamento, pois não há objetivo em criá-lo se as informações da sua persona não representarem a realidade. Por isso, ele é produzido através de informações internas da empresa, entrevistas com clientes, dados de mercado e pesquisas online. É a Buyer Persona que possibilita a criação do Planejamento de Conteúdo para o Ciclo de Vida do Cliente ou Funil de Vendas, como também é chamado.


Uma vez criada a Buyer Persona, é possível então desenvolver um planejamento que direcione a produção de conteúdo para cada estágio do ciclo de vida do cliente, ou seja, para cada etapa em que a sua persona se encontra dentro do funil de vendas. Este planejamento mapeia o conteúdo para cada etapa do funil, possibilitando que cada peça de conteúdo leve à próxima etapa do funil até por fim efetivar a venda e fidelizar a sua persona pelos serviços ou produtos que a sua empresa oferece.


É vital entender que nem todas as pessoas estão preparadas para comprar e se encontram em estágios ou etapas diferentes do processo de compra. Portanto, sem este planejamento, erra-se no tipo e quantidade de conteúdo para cada etapa e não se cria um caminho para que o conteúdo leve a sua persona à próxima etapa do funil, o que compromete a oportunidade de venda.


A L2O Social Media oferece este estudo para as empresas que desejam ser mais precisas em seu marketing de conteúdo e assim gerar mais conversões on-line. Entre em contato e peça já um orçamento!


Lucas O. Ornaghi

© 2015 por L2O Social Media | Política de privacidade

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon