Posts Recentes

COMO GERAR MAIS NEGÓCIOS ONLINE?


Com a ascensão das mídias sociais, o potencial de gerar negócios online é cada vez maior. De microempreendedores a grandes empresas, a tendência é uma inserção expressiva dos empreendedores para o mundo virtual, onde os seus consumidores estão conectados gerando relacionamentos, trocando experiências e buscando respostas e soluções. Mas, para isso, é vital saber posicionar o seu negócio online e potencializar os seus resultados.


Uma prática necessária adotada pelas empresas que estão na internet é o inbound marketing. Do que se trata? Trata-se de um método de marketing em que as pessoas vão até você, e não o contrário. Também conhecido como marketing de atração, este método envolve a produção de um conteúdo de qualidade, capaz de reunir informações relevantes para o seu público e atrair as pessoas para uma página da sua empresa na internet de um modo espontâneo, não invasivo ou orgânico, como também é chamado.


A realidade é que ninguém gosta de ser bombardeado com propaganda. Nem mesmo quando entramos numa loja achamos agradável ser rodeados por vendedores e assediados para comprar. Na internet idem. Por isso, bem diferente dos métodos tradicionais e invasivos, que tornam o público apático e menos aberto a conhecer o que o seu negócio oferece, um conteúdo de qualidade, bem planejado e produzido, atrai as pessoas. Veja as etapas do método inbound marketing no infográfico abaixo.

Planejando o seu marketing de conteúdo


O primeiro passo é identificar em qual assunto você é ou quer se tornar autoridade. Somando seu conhecimento e experiências com pesquisas adicionais, produza um conteúdo que seja relevante e visualmente agradável para alguém que esteja apenas pesquisando um assunto relacionado ao seu negócio no Google, mas que não queira comprar nada nesse momento. Conforme recomenda Daniel Zollinger, do blog Vitamina Publicitária:


“PRIMEIRO VOCÊ DÁ, DEPOIS VOCÊ RECEBE. VOCÊ PRIMEIRO AJUDA E CONQUISTA COM CONHECIMENTO, DEPOIS VOCÊ VENDE”.


Assim sendo, eduque primeiro o seu público. Lembre-se que as pessoas estão buscando por respostas no Google e podem encontrar informações relevantes às suas dúvidas, por exemplo, em um post do seu blog, dentro do seu site, que é a central de conteúdo da sua empresa e pode atrair tráfego para você e gerar leads. Como assim?


Essas pessoas, antes estranhas, podem se tornar visitantes interessados pelo conteúdo que você publica. Embora num primeiro momento não busquem fazer negócios, aquele conteúdo que atraiu as pessoas respondendo a uma dúvida pode indicar que elas têm um problema, e em seguida elas vão querer um conteúdo que resolva este problema. É neste momento que as pessoas se inscrevem geralmente para receber atualizações ou baixar um ebook, preenchendo alguns dados em um formulário eletrônico do seu site.


É interessante que estes dados, que passam a fazer parte do seu mailing, lhe dão a oportunidade de disparar e-mails com conteúdos ricos que gradativamente levarão a pessoa a encontrar o seu produto ou o seu serviço. Dessa forma você agrega valor antes da compra, refinando quem de fato é o seu cliente potencial e conduzindo o interesse do consumidor até o seu negócio para fechar a venda. E se o seu conteúdo continuar a agregar valor para o seu cliente através de e-mails com novos e-books e novidades, ele se tornará um promotor da sua marca, defendendo-a sempre que possível.


Gostou das dicas de hoje? Em breve mais informações para você desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo.


Lucas O. Ornaghi

© 2015 por L2O Social Media | Política de privacidade

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon