Posts Recentes

VOCÊ AINDA NÃO SEGUE A REGRA 80/20?


Já falei muito aqui no blog sobre a importância de marcar presença onde os consumidores estão conectados. Todavia, não basta criar a página do seu negócio em uma ou mais mídias sociais onde o seu público está e simplesmente começar a postar conteúdo. É fundamental gerar engajamento do público com o seu conteúdo. E o engajamento não é medido apenas por pessoas alcançadas, e sim por compartilhamentos, comentários e curtidas.


Lembre-se de que NÃO É SUFICIENTE APENAS ESCREVER BEM. É preciso que o conteúdo seja energético. De acordo com o blog Vitamina Publicitária, “a boa escrita evita erros. A escrita talentosa faz as coisas acontecerem na mente do leitor vividamente, algo que a boa escrita, feita com clareza e lógica, não consegue fazer”. Por isso, é necessário talento para gerar engajamento com o seu público, uma conexão que cause a interação das pessoas com o seu conteúdo e que prenda a atenção delas, fazendo-as ansiar por mais.


Com isso em mente, o desenvolvimento de um conteúdo de qualidade envolve vários passos. Recentemente abordei, por exemplo, a importância da criação da Buyer Persona juntamente com o Planejamento de Conteúdo para o Ciclo de Vida do Cliente, assim como um site responsivo, adequado para SEO e que tenha um blog que seja atualizado regularmente. Hoje, porém, falaremos de um passo que se chama “Regra 80/20”.


O que é a Regra 80/20?


Esta regra, na realidade, é uma referência. Ela recomenda que 80% do seu conteúdo seja composto por informações relevantes e úteis, que cativem a atenção da sua persona, e apenas 20% dele contenha informações comerciais ou de venda.


É imprescindível a percepção de que uma enxurrada de propaganda mais repele do que atrai as pessoas. Pense em si mesmo. Quando você busca por uma resposta no Google, você espera encontrar páginas com informações satisfatórias, já que não está interessado em comprar nada nesse momento. Anúncios de venda dificilmente são bem-vindos e cada vez mais pessoas têm aderido aos bloqueadores de anúncios com as extensões “Ad Blocks”.


Assim, primeiro atraia as pessoas. Não produza um conteúdo superficial. Seja autêntico e diferenciado. Desta forma, com informações despretensiosas, por assim dizer, que primeiro informam, ajudam e geram interação, você iniciará um verdadeiro relacionamento com as pessoas que localizarem o seu conteúdo na internet. Em seguida, na proporção certa, poste ou publique diferenciais ou novidades sobre seus serviços, produtos ou a marca em si. Eles são bem vindos quando as pessoas reconhecem que já foram ajudadas gratuitamente por você.


Portanto, a regra 80/20 envolve um equilíbrio obrigatório para que o seu conteúdo não se torne maçante, por ser essencialmente comercial, e ao mesmo tempo possibilite que você posicione o seu negócio de modo rentável na web.


Mas TOME O SEGUINTE CUIDADO: não se esqueça de que embora a parte comercial deva ser em quantidade inferior, sem ela, o que envolve investir em anúncios e e-mails marketing bem direcionados, você se tornará apenas um canal de conteúdo e não ganhará retorno financeiro para o seu negócio.


Lucas O. Ornaghi

© 2015 por L2O Social Media | Política de privacidade

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon