top of page

Posts Recentes

MUDANÇAS NO FACEBOOK

Se você está lendo isso, provavelmente é porque percebeu algumas alterações recentes nas fotos de capa e perfil do Facebook, não é mesmo? De fato, na sexta-feira (25/09) comecei a sentir que algo estava acontecendo, já que alguns usuários visualizaram a foto de capa mais escurecida, e isso temporariamente me preocupou um pouco. Enfim, a mídia social parece estar ficando em ordem e já temos algumas informações sobre as mudanças, que ao que parece, já tinham sido aplicadas para alguns usuários dela.


Por exemplo, um dos usuários, a social media Mari Smith, inclusive fez um post no Facebook no dia 31 de agosto sobre as mudanças. Veja AQUI. Ela postou a seguinte imagem e listou algumas mudanças que percebeu.

mudanças no Facebook

mudanças no Facebook

mudanças no Facebook

As alterações aplicadas pelo Facebook e mencionadas por Mari Smith são:

  • Redução da foto de perfil e integração à foto de capa. Assim, a foto de perfil não está mais sobreposta abaixo da foto de capa;

  • As abas (Linha do Tempo, Sobre, Fotos, Avaliações, Mais) agora estão alinhadas à esquerda, abaixo da foto de perfil.

  • O nome da página e a categoria ainda aparecem à direita da foto de perfil, mas menores e com menos efeito em negrito.

  • O botão CTA (Call To Action) agora está azul e maior, sendo que ele é o único botão presente na foto de capa. Porém, para alguns usuários, este mesmo botão está aparecendo à esquerda, abaixo das abas (Linha do Tempo, Sobre, Fotos, Avaliações, Mais).

  • Os demais botões (Curtir, Seguir, Mensagem e Compartilhar) aparecem abaixo da foto de capa e não mais sobrepostos a ela.

  • Naqueles 3 pontinhos que aparecem após o botão mensagem, agora você tem o recurso de visualizar a sua página como um visitante.


Meus comentários e algumas conclusões


Tudo indica que a mídia social ainda está em fase de aplicação das mudanças para os seus usuários e testando possibilidades, com sutis diferenças entre elas. Dentre o que pudemos perceber, a foto de capa agora está mais limpa, devido ao reposicionamento dos botões e abas, o que eu achei que ficou visualmente mais agradável. Ainda assim, é vital adequar nossas fotos de capa e perfil às novas dimensões que estão sendo apresentadas. Consulte abaixo.


  • Foto de Capa: 981x363px

  • Foto de Perfil: 80x80px

  • Botão CTA (Call To Action): 210x38px


Embora já tenhamos algumas informações sobre as novas mudanças, é vital estarmos conscientes de que a versão final a ser adotada de maneira oficial pelo Facebook ainda não foi apresentada pela mídia social. Não se sabe se as alterações observadas se manterão nos próximos dias e se outras ainda aparecerão. Pode ser até que já tenham sido aplicadas, e ainda não as notamos. Agora é a hora de reexperimentar a mídia social, que certamente está realizando todas essas mudanças pensando na melhor experiência de seus usuários.


Lucas O. Ornaghi

bottom of page