top of page

Posts Recentes

NOVIDADES PARA NEGÓCIOS NO INSTAGRAM


negócios no Instragram

Como abordado nos textos anteriores, as empresas querem marcar presença onde os seus consumidores estão conectados, e essa é a tendência para todo tipo de negócio que não quer ficar fora do mercado. E a prática de anunciar pelas redes sociais está ganhando cada vez mais adeptos em redes como Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.


Em breve também será possível que as empresas postem fotos e vídeos patrocinados sobre o seu negócio pelo Instagram, promovendo assim seus produtos e serviços especialmente ao público jovem. Aos que têm checado os feeds do Instagram, devem ter notado que apenas grandes marcas como Avon, Closeup, Coca-cola, Mitsubishi, Visa, Vivo e Volkswagen foram convidadas para exibir suas campanhas, e detalhe: elas têm feito isso de um modo que não comprometa a experiência dos usuários com a rede social com uma enxurrada de propaganda indesejada, mas por meio de campanhas criativas e relevantes.


Sim, a experiência dos usuários é uma preocupação grande do Instagram. Acredito que a prévia, que está sendo apresentada, seja um modelo aos usuários para quando o recurso de patrocinar estiver disponível a todos. E a previsão para esse recurso se tornar disponível é a partir de 30 de setembro. Está próximo, mas temos de esperar e acompanhar como isso de fato funcionará.


Por que será interessante anunciar pelo Instagram?


Alguns números ajudam a responder. Por exemplo, uma matéria do site BBC Brasil de dezembro de 2014 noticiou o marco atingido pelo Instagram de 300 milhões de usuários ativos, superando assim o Twitter, com seus 284 milhões. E isso é ainda mais interessante, uma vez que o Brasil, de acordo com uma matéria de abril deste ano do site G1, é a segunda maior comunidade presente nessa rede social, atrás apenas dos EUA.


De fato, o Instagram tem um potencial muito alto, motivo pelo qual foi comprado por ninguém menos que a maior rede social do mundo, o Facebook, em 2012. E Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, acertou ao desembolsar US$ 1 bilhão nessa compra, considerando que o Instagram tem uma taxa de crescimento de 23% ao ano. No gráfico abaixo da companhia de pesquisa Statista, percebe-se que o crescimento da rede social, de 2013 a 2015, dobrou em número de usuários.


crescimento Instagram

Outra informação importante é que quase dois terços das 100 melhores marcas do mundo marcam presença no Instagram, conforme o relatório da Interbrand, uma grande empresa de consultoria para marcas. Abaixo pode ser consultado uma tabela de classificação do relatório da Interbrand de 2013, onde aparecem as melhores marcas que criaram contas no Instagram.


marcas no Instagram

Um comentário interessante foi feito à BBC por Kevin Systrom, presidente e cofundador do Instagram. Ele disse:


"O Instagram não é mais apenas sobre tirar fotos de bebês ou cachorros fofos. É como se fosse o pulso do mundo em tempo real".


Outro comentário, também interessante, foi feito por Jeff Peters, especialista em mídia social do Halo Group. Ele disse:


“Um dos aspectos mais interessantes do Instagram é que ele vive quase exclusivamente nos celulares. Embora seja possível para praticamente qualquer marca de usar Instagram, a própria plataforma é mais atraente para as marcas e indústrias que conseguem ter um apelo visual. O Instagram ajuda a criar uma ligação visual entre uma marca e um consumidor ou cliente potencial”.


Logo abaixo estão outras informações bem relevantes que reforçam o nítido potencial de oportunidades de negócios no Instagram e das redes sociais relacionadas a ele.


  • Aproximadamente 70 milhões de fotos são compartilhadas diariamente (Instagram).

  • O engajamento no Instagram é 15 vezes superior ao do Facebook (Fast Company).

  • 53% dos adultos com idade entre 18 e 29 anos estão no Instagram (Pew Research Center). Este número era de 37% em 2013.

  • 49% de todos os usuários do Instagram o usam diariamente (Pew Research Center).

  • 94% dos usuários do Instagram estão no Facebook (Pew Research Center). O próprio Facebook também possui Instagram.

  • 58% dos usuários do Twitter também usam Instagram (Pew Research Center).

  • 52% dos usuários do Instagram também usam Twitter (Pew Research Center).


A chegada de vídeos maiores


vídeo maiores no Instagram

O dia 30 de setembro também marcará outra grande vantagem de anunciar pelo Instagram. A partir desta data, está prevista também a efetivação da reformulação da política para anúncios em vídeo, que permitirá peças publicitárias com até 30 segundos de duração, 15 segundos a mais em relação ao limite atual, mudança que colocará essa rede social como nova concorrente do mercado publicitário da TV.


Consulte abaixo o comunicado oficial do Instagram sobre essa novidade:


“Milhares de empresas em todo o mundo já utilizam o Instagram como sua vitrine, e nós estamos tornando mais fácil para eles realizarem mais na plataforma, levando suas marcas para anúncios direcionados. Hoje nós também estamos anunciando recursos adicionais:


  • Fotos e vídeos no formato paisagem para desbloquear novas oportunidades criativas e dar uma sensação mais cinematográfica aos anúncios;

  • Os anúncios em vídeo com até 30 segundos de duração, de modo que as marcas podem trabalhar em histórias mais ricas;

  • Marquee, um novo produto “Premium” que permitirá destacar um anúncio por um determinado período de tempo; “ideal para filmes, lançamentos de produtos”;

  • Ferramentas de entrega e otimização para gerenciar e dirigir o melhor desempenho das campanhas no Facebook e Instagram”.


Cuidados e dicas antes de anunciar


Sim, o Instagram está se erguendo cada vez mais como uma rede social que pode ser bem aproveitada para gerar negócios com pessoas de 18 a 29 anos que usam smartphone. Os anúncios serão um recurso excelente para patrocinar fotos e vídeos e impulsionar o número de likes e seguidores de uma marca ou empresa.


Ainda assim, com base no que está sendo observado nas grandes marcas que têm anunciado, é preciso ter bom senso e certos cuidados. Como assim? Será necessário que as empresas utilizem os anúncios de modo consciente e produzam conteúdo visualmente interessante para eles, a fim de agregar valor na experiência do usuário com a rede social. O Instagram não é uma rede para anúncios de publicidade tradicional. Para enfatizar:


O CONTEÚDO QUE FOR PATROCINADO, SEJA EM FOTO OU VÍDEO, DEVE SER, ACIMA DE TUDO, VISUALMENTE ATRAENTE.


Outra dica diz respeito a uma prática bem frequente hoje e que deve continuar nos anúncios – as hashtags. Escolha hashtags que tenham algum tipo de ligação com a sua marca ou mesmo com o comportamento e particularidades do seu público.


Algo que também pode ser feito é repostar. Da mesma forma que as marcas buscam motivar seus seguidores a compartilhar o conteúdo que postam, retribua o favor sempre que possível. Por exemplo, se um cliente postar algo sobre sua marca ou empresa, reposte esse conteúdo. A vantagem dessa prática é que ambos são favorecidos, já que o cliente passa a ser visto por uma grande quantidade de seguidores da marca e a marca pelos seguidores e amigos do cliente, um público que provavelmente não estava sendo atingido.


Repost no Instagram

Não sabe como repostar? Não se preocupe. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Procure o aplicativo Repost, faça o download e instale-o em seu smartphone.

  2. Abra o aplicativo, faça o login em sua conta do Instagram e conceda as autorizações solicitadas.

  3. Daí basta acessar o perfil e a foto ou vídeo que deseja repostar. Haverá um botão Repost (Repostar) na parte inferior da tela, igual ao ícone azul na imagem ao nosso lado esquerdo. Ao fazer isso, você verá a foto ou vídeo repostado em seu mural com o nome do autor e uma marca d’água que traz o nome do aplicativo.


Espero que tenham gostado das novidades sobre o Instagram. Em breve saberemos mais.




Lucas O. Ornaghi

bottom of page