Posts Recentes

HOJE A CONCORRÊNCIA NÃO É APENAS POR QUEM VENDE MAIS

Já se perguntou o quanto você realmente conhece os seus clientes? E quanto àqueles que ainda não são seus clientes? Sabe dizer por que eles ainda não compram de você? Saberia responder, por exemplo, o que os levou a se interessarem pelo seu produto ou serviço na primeira compra deles? Quantos deles voltaram a comprar? E quantos não voltaram? Será que faltou algo? De fato, são muitas perguntas. Estou devendo a explicação. Vamos lá.


Acho muito interessante a frase do Blog Mídia 8 que diz que “a concorrência deixou de ser apenas por quem vende mais, e sim por quem está mais próximo do seu público”. Realmente, se as empresas hoje não promoverem uma comunicação aberta com seu público, elas não serão capazes de manter essa proximidade mencionada e mensurar onde estão acertando ou errando. E gerar diálogo ou engajamento também é vital para saber qual imagem as pessoas estão criando sobre a sua marca ou negócio. Tudo isso influencia nos resultados ou vendas.


Falando como consumidor, sinto-me valorizado quando eu consumo bens ou serviços de um estabelecimento e este mostra que se interessa em mim e em minha opinião. Penso que esta sim é uma empresa diferenciada e que não me enxerga apenas como um número. Essa frase, de ‘não ser apenas um número’, para quem lê, talvez soe como algo batido, considerado na prática irreal ou utópico, mas é a mais pura realidade, já que NEGÓCIOS BEM SUCEDIDOS NÃO EXISTEM SEM RELACIONAMENTOS. E qual local ou canal melhor para gerar relacionamentos e construir um elo de confiança com seu público do que as mídias sociais?


Por exemplo, falemos do Facebook. É lá que as pessoas mais se conectam com marcas. Como se sabe disso? Uma pesquisa de mercado realizada a pedido do Facebook em junho de 2014 pela empresa Millward Brown, agência global líder de pesquisa, apresenta dados bem interessantes. A pesquisa, compartilhada no vídeo abaixo, mostra que 96% dos entrevistados seguem marcas pelo Facebook, 75% querem receber promoções, 73% querem lançamentos e 74% se interessam por novidades da marca. Saiba mais no vídeo a seguir.

Gostou do vídeo? É de arrepiar saber que no Brasil, considerando que a informação foi levantada em junho de 2014, são 89 milhões de pessoas usando o Facebook por mês, sendo que 58 milhões delas o acessam via dispositivos móveis. Veja todos os dados no infográfico abaixo.


Embora nesse momento tenhamos falado com mais foco sobre o potencial do Facebook, que é atualmente a maior mídia social do mundo, algo é certo: as mídias sociais vieram para ficar e acessar as mídias sociais já é uma prática cultural entre as pessoas, como algo que é feito ao acordar, assistir TV e antes de dormir.


Todos os números levantados pela pesquisa, apresentados no vídeo, comprovam a seguinte realidade: AS MARCAS PRECISAM ESTAR ONDE OS SEUS CONSUMIDORES ESTÃO CONECTADOS, a fim de ganhar mais proximidade com eles e aprender como fazer da conquista da confiança pela sua marca um processo contínuo. E acredite: as respostas estão lá. Basta colhê-las. Mas como fazer isso? Como saber se posicionar nas mídias sociais? Os textos das próximas semanas falarão mais sobre isso. Aguardem!


Abs


Lucas O. Ornaghi

© 2015 por L2O Social Media | Política de privacidade

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon